O setor da logística está a enfrentar um processo de transformação digital, onde a conectividade e a prontidão são fundamentais para se ser competitivo.

O mundo está a evoluir rapidamente e a adaptação às necessidades dos mercados é um desafio para empresas e corporações. A quarta revolução industrial já é uma realidade e por isso, empresas de vários tipos e setores estão a investigar como resolver os desafios que surgem diariamente, por meio de novas tecnologias.

A logística tem sido tradicionalmente relacionada a antigos sistemas de armazenamento e distribuição de mercadorias. No entanto, o setor da logística é justamente um dos setores que mais tem investido em tecnologia, é um setor em ascensão e com grande projeção graças aos novos hábitos de consumo. Neste sentido, viu-se uma importante transformação digital que continua em constante desenvolvimento.

LOGÍSTICA 4.0, O QUE É?

A “Logística 4.0” é um conceito que surge em paralelo ao da “Indústria 4.0”, ou também chamada de quarta revolução industrial, onde as novas tecnologias inteligentes começam a assumir um papel fundamental. Neste contexto, assistimos a uma nova forma de fazer logística, em que a forma como os produtos chegam aos clientes mudou.

Falar de Logística 4.0 é falar de inovação, do uso de ferramentas inovadoras com as quais novos processos são otimizados e desenvolvidos. Também se fala de cadeias de abastecimento inteligentes, Big Data ou Machine Learning. A principal característica deste modelo 4.0 é a integração entre sistemas e ferramentas que se complementam, permitindo a rápida gestão de complexas cadeias de informações.

Mas como todas essas ferramentas se encaixam na cadeia?

DADOS, DADOS E MAIS DADOS

Em qualquer processo logístico, grandes quantidades de dados são geradas a cada segundo. Essa informação é essencial, mas é ainda mais importante ter sistemas de gestão poderosos para armazená-la, estruturá-la e interpretá-la.

As ferramentas de Big Data têm sido um avanço importante na hora de organizar toda essa informação e poder utilizá-la de forma eficaz. Por outro lado, a chegada do Business Intelligence possibilita novas ferramentas informáticas de acesso e análise de informação, que permitem otimizar a tomada de decisões e rentabilizar os recursos.

Graças a esses sistemas e aplicativos de parametrização e recolha de dados, os operadores logísticos podem, por exemplo, desenvolver padrões de previsão de procura e antecipar as necessidades do cliente, saber de onde e para onde um determinado produto viajou ou qual é a melhor rota para levá-lo ao seu destino assim que possível.

TENHO OS DADOS, E AGORA?

Tecnologias como Machine Learning ou Inteligência Artificial ajudam nesse complexo processo de interpretação de dados. O potencial destas novas técnicas baseadas na aprendizagem contínua, permitem descobrir novos fatores de melhoria.

Servem, por exemplo, para detetar potenciais clientes, prever novas tendências ou decidir a localização de um novo armazém de acordo com a estratégia.

Mas sem dúvida, a tecnologia mais difundida hoje entre as empresas de logística é a IoT (Internet of Things). O uso massivo de dispositivos interconectados abriu um mundo de possibilidades no setor. A implementação de sensores habilitados para IoT permite conectar camiões, navios e armazéns tudo através da Internet e, por exemplo, informar sobre a geolocalização ou as condições ambientais (temperatura, humidade e pressão) em que um produto se encontra.

A informação obtida através da IoT, permite obter visibilidade das operações e ter um maior conhecimento de como ou onde se podem fazer melhorias. Como resultado, a gestão de processos, rastreamento de mercadorias ou deteção de erros é muito mais fácil. Empresas como a ICP usam sensores inteligentes que enviam todas as informações operacionais para os seus sistemas e os ajudam a tomar decisões em tempo real.

E não são só os dados que estão envolvidos neste processo de transformação. Existem outros sistemas que continuam a impulsionar a logística: RFID, que é usado principalmente para controle de stock e que permite reduzir tempos de gestão, melhora a rastreabilidade de toda a cadeia de abastecimentos e obtém informações de mercadorias em tempo real; Sistemas GPS para otimização de rotas e rastreamento de embarques; os drones que analisam o stock e, realizam inventários e até transportam para pontos de difícil acesso ou os códigos Data Matrix que são utilizados para obter maior controle do status do produto em qualquer ponto da cadeia de abastecimento.

Em muitos setores, de facto, ter ou não essas inovações é decisivo para alcançar a vantagem competitiva que faz o negócio crescer.

LOGÍSTICA 4.0 PARA ECOMMERCE

De acordo com os dados recolhidos no relatório sobre tendências digitais e redes sociais Digital em 2019, elaborado pela We Are Social e Hootsuite, em 2018, 72% da população comprou algo pela Internet durante o mês anterior à pesquisa.

O clique que confirma a compra online desencadeia, a nível logístico, o início de um processo específico e altamente personalizado, cujo objetivo é prestar um serviço em que se prepara uma encomenda que deve ser entregue ao cliente final.
E é aqui que as tecnologias que integram a Logística 4.0 desempenham um papel decisivo. Graças às novas ferramentas, logística e eCommerce têm uma arma muito poderosa para atingir um objetivo comum: a satisfação do cliente.
Neste sentido, criar uma experiência de compra personalizada para cada utilizador influencia diretamente na sua perceção da loja online. Como é que a Logística 4.0 pode ser fundamental nesse processo?

A resposta está nas novas tecnologias aplicadas à cadeia de abastecimento. Com a análise de todos os dados que são tratados, conseguimos obter informações tão valiosas como a previsão da procura, para evitar ruturas de stock ou saber quais são os produtos mais comprados por determinado perfil de cliente. Isto facilita o desenvolvimento de promoções personalizadas para fidelizar os clientes e, em última análise, torná-los clientes assíduos.

Tão importante quanto conhecer as referências mais vendidas é saber quais referências que não estão a ser vendidas e estão a ocupar espaço no armazém. Sistemas inteligentes de análise de stock detetam produtos com menor rotatividade ou até mesmo com prazo de validade reduzido, oferecendo ao eCommerce a oportunidade de vendê-los como ofertas especiais, evitando custos desnecessários ou até mesmo perdas.

Além do conhecimento detalhado de tudo o que se está a verificar na plataforma, a Logística 4.0 oferece uma visão global total de tudo o que acontece além dos armazéns. Garantir a rastreabilidade da origem ao destino, calcular as rotas mais eficientes ou otimizar as entregas de acordo com a disponibilidade do cliente, é sem dúvida um dos fatores de maior competitividade no eCommerce.

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PERSONALIZADO, AUTOMATIZAÇÃO, ROBÓTICA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA.

Como podemos ver, as vantagens oferecidas pela Logística 4.0 são imensas, desde a redução de custos ou tempos de resposta mais curtos, até à melhoria da rentabilidade.

A ICP Logística é um exemplo claro da implementação da Logística 4.0 na sua atividade diária. A incorporação destas novas tecnologias tornou-se um elemento chave para satisfazer as exigências de um mercado tão versátil como exigente. As empresas de logística já não só armazenam e distribuem carga, como também são grandes empresas de engenharia e desenvolvimento de software.

Nesta nova era em que computadores e pessoas devem andar de mãos dadas, a adoção dessas novas tecnologias fará a diferença nos negócios do futuro. A logística deve se adaptar e aproveitar a oportunidade de crescimento oferecida por este novo mercado.

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